Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Você conhece os sintomas da sinusite?

Geralmente confundida com outras patologias, a sinusite ou rinossinusite é uma doença caracterizada por uma inflamação das mucosas do nariz e dos seios da face, que funcionam como câmeras de ar.

Quando há obstrução desses canais, seja por inchaço, secreção ou alterações anatômicas, o muco acumulado na região não consegue ser eliminado e torna o ambiente mais favorável para o surgimento de bactérias e germes.

 De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Assunção, Silvana Bellotto (CRM 117279), os dias mais frios são ainda mais propícios para manifestação da doença. “Com o inverno ou queda da temperatura, o clima é menos úmido e as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados”.

 As causas mais comuns são as infecções das vias aéreas superiores, como gripes e resfriados, alterações anatômicas, tabagismo, rinite alérgica, mergulhos e até viagens aéreas. Entre os principais sintomas estão secreção amarelada, dor no rosto, alteração de olfato, tosse seca, dor de garganta, congestão nasal e mau hálito.

 Segundo a especialista, os sinais da sinusite são diversos e confundidos, muitas vezes, com os da rinite. “É importante que o médico realize a avaliação do caso e considere a duração e a intensidade para definir o diagnóstico”.

 A patologia pode ser detectada por meio da história clínica do paciente e da realização de exames físicos. Em casos específicos, existem endoscopia nasal e exames de imagem, como tomografia computadorizada dos seios da face. O tratamento é realizado com uso de medicamentos, lavagem nasal e antibioticoterapia, em situações específicas.

Nenhum comentário: