Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Você sabe o que é cirurgia fetal?

Cada vez mais avançada, a cirurgia fetal é uma técnica utilizada para correção cirúrgica de algumas patologias fetais, que tem como objetivo curar doenças de difícil tratamento e ajudar a diminuir sequelas após o nascimento.

O procedimento é realizado ainda com o feto dentro do útero, auxiliando na correção de defeitos congênitos. De acordo com a neonatologista da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz Graziela Del Ben (CRM SP-58145) , existem dois métodos que podem ser utilizados.

 “A cirurgia pode ser realizada via céu aberto, que consiste em um corte no abdome, ou por endoscopia, feita por meio de uma câmera de vídeo, mas ambas dependem da avaliação de um cirurgião”.

Entre as causas mais indicadas para cirurgia está a meningomielocele, correção das estruturas que protegem a medula e o fechamento da coluna, que acomete o feto entre as 6ª e 7ª semanas de gestação e tem como principal sequela a hidrocefalia.

O procedimento tem como objetivo cobrir a medula exposta e diminuir os riscos de lesões dos nervos. Outro caso recomendado é para hérnia diafragmática, causada por uma má formação do músculo do diafragma, como um buraco que permite a passagem do conteúdo da cavidade abdominal para o tórax.

 O tempo de recuperação de cada cirurgia é variável de acordo com o tipo de procedimento que mãe e bebê foram submetidos. Em todos os casos existe uma relação de risco-benefício, que deve ser analisada entre os pais e o especialista.

Nenhum comentário: