Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que evitar na educação alimentar das crianças

A obesidade infantil é uma epidemia crescente, provocada por fatores genéticos e pelos maus hábitos alimentares. Neste último aspecto, os pais têm uma influência decisiva na boa saúde do pequeno, uma vez que são responsáveis pela alimentação das crianças.

Confira o que não deve ser feito para contribuir com a obesidade infantil:

 Atribuir o peso extra à genética

 É importante destacar que, fora as questões genéticas, responsáveis por 50% de propensão à obesidade, fatores ambientais como o mau hábito alimentar, são as causas dos 50% restantes. Já que a genética é incontrolável, invista na mudança alimentar para controlar o peso de seu filho.

Não seguir uma rotina 

A introdução de alimentos à dieta do seu filho, a partir do sexto mês de vida, é um momento importante, que precisa ser realizado a partir de uma rotina de alimentação rígida em horários. Além disso, respeitar o tempo de mastigação do bebê e oferecer opções de frutas como sobremesa ajudam a, desde cedo, educar o hábito alimentar da criança.

Por fim, você é o maior exemplo de seu filho. Então evite ingerir alimentos pouco saudáveis em sua frente e estimule a experimentação de novos sabores.

 Viciar o paladar em alimentos pouco saudáveis

 O consumo de alimentos naturais deve ser prioridade na dieta do seu filho. Acostumá-lo a, muito cedo, ingerir alimentos industrializados pode vir a boicotar a formação do paladar infantil. Se a criança estiver habituada a beber suco de frutas artificial, por exemplo, terá dificuldades em aceitar o sabor dos sucos naturais.

Oferecer guloseimas em troca da alimentação saudável 

Barganhar alimentos na hora da refeição, oferecendo um doce ou chocolate em troca de uma alimentação saudável, vai ensinar à criança que o alimento industrial é uma recompensa pela boa refeição, o que é uma noção completamente equivocada e vai dificultar que a criança se habitue a comer de forma saudável.

Não estimular a queima de calorias 

Como todos nós, a criança queima energia com exercícios. Estimular a prática de esportes e realização de brincadeiras, além de saudável e divertido, contribui para manter o condicionamento físico do pequeno. Por isso, evite que seu filho fique em frente da TV, computador ou vídeo-game por mais de 2 horas seguidas e estimule-o a se movimentar sempre que possível.

Nenhum comentário: