Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Por que é importante não ganhar muito peso na gravidez?

O ganho de peso durante a gravidez é inevitável, mas, em alguns casos, a gestante abusa de alimentos gordurosos e em grandes quantidades e acaba ganhando quilos extras, expondo-as a doenças características do período gestacional.

 Segundo a obstetra Flávia Fairbanks (CRM: 93879/SP), da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz, o excesso de peso durante a gestação pode trazer complicações como diabetes e hipertensão arterial.

“O ideal é que a mulher que inicia a gravidez com o peso adequado engorde entre 10 e 12 quilos”, explica a especialista. O controle da ansiedade é um dos fatores mais importantes para que a futura mamãe mantenha a boa forma durante a gravidez, pois ela é a principal vilã do emagrecimento pós-parto. Uma nutricionista pode auxiliar na retenção de nutrientes essenciais para uma gestação saudável.

Para grávidas com tendência para engordar, Dra. Flávia indica que, após liberação do ginecologista, a mamãe pode procurar um especialista para praticar exercícios físicos leves no período. Depois do nascimento do bebê, as mães precisam ficar ainda mais atentas com a alimentação e, após dois meses, ela já está apta a retornar, pouco a pouco, sua rotina diária de atividades físicas.

 Além disso, a amamentação ajuda as mamães voltarem à boa forma, pois ela aumenta o gasto energético em até 500kcal/ dia, retirando a gordura acumulada na gravidez para a fabricação do leite materno.

Nenhum comentário: