Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Por que a vitamina D é tão importante?

Já se sabe que a vitamina D é fundamental para ajudar na absorção do cálcio no organismo, contribuindo para a construção de ossos fortes. Porém, poucos se lembram de seu poderoso papel para garantir a saúde do coração.

 O cardiologista Dr. João Vicente, (CRM SP-70516) do Hospital e Maternidade São Luiz, destaca que “é essencial dosar a vitamina D por meio de exame de sangue uma vez que baixos níveis desse nutriente podem causar sérias complicações, como insuficiência cardíaca, infarto, arritmia e diabetes”.

Segundo o especialista, quando há deficiência de vitamina D, fica mais simples a formação de placas de colesterol, facilitando o início da insuficiência coronária, sinônimo de entupimento das artérias do coração. Ela também interfere no metabolismo da insulina, aumentando a glicose no sangue e consequentemente levando à diabetes.

Diante disso, especialistas vêm recomendando o uso dessa vitamina para o controle da pressão arterial e do nível de glicose no sangue. A vitamina D está presente na pele de todo o corpo humano, mas somente é ativada com os raios ultravioletas. Isso, porém, só acontece quando 30% da superfície de nossa área corpórea é exposta.

 “Atum, sardinha, manteiga, fígado de boi, gema de ovo, leite integral, cogumelo, e salmão são alguns dos alimentos ricos em vitamina D, mas não são suficientes por si só. O ideal é que qualquer pessoa tome sol de dez a quinze minutos por dia. Se isso for inviável, suplementos vitamínicos podem ser uma opção”, explica o cardiologista.

No entanto, vale lembrar que a suplementação com vitamina D exige acompanhamento médico, já que níveis muito altos do mineral, mesmo que raros, podem acarretar em lesões nos rins. Independente do sexo e da idade, a taxa ideal é de 30 nanogramas por ml de sangue.

 Abaixo desse valor, além das doenças do coração, a deficiência da vitamina pode estar associada a uma série de outras doenças, entre elas Alzheimer, doenças renais e diversos tipos de câncer.

Nenhum comentário: