Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sinais da arritmia cardíaca

Conhecida como uma mudança de frequência no batimento cardíaco, a arritmia é um distúrbio provocado por problemas estruturais do coração, cujos sintomas se resumem a palpitações, taquicardia e sensações de batimentos mais fortes no peito ou pulso.

 Segundo o cardiologista Miguel Moretti (CRM SC-2621), do Hospital e Maternidade São Luiz, estima-se que mais de 300 mil pessoas falecem por morte súbita ao ano no Brasil. De acordo com estudo realizado pelo Deca (Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular), as arritmias cardíacas respondem por 90% dos casos das mortes súbita e a principal causa desta ocorrência se dá por problemas cardiovasculares.

O levantamento ainda destaca que os homens apresentam, naturalmente, maior incidência em problemas cardíacos, respondendo por uma média de 60% dos casos. Uma das formas de identificar o problema é o eletrocardiograma, mas segundo o especialista, o ideal é que esta avaliação seja realizada no momento em que ocorre o descompasso cardíaco.

 Os tratamentos variam de acordo com o paciente. Segundo Moretti, alguns casos pedem apenas o controle com uso de medicação específica, enquanto outros podem exigir a necessidade de implantes no coração, como o marca-passo ou um cardiodesfibrilador.

Ele ainda ressalta a importância de uma boa alimentação, manter os exames de rotina em dia e consultas regulares ao médico mediante sintoma de arritmia, para prevenir um possível agravamento do quadro.

Nenhum comentário: