Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vacinação nas férias


Antes de viajar, além de escolher um bom destino e preparar o roteiro, quem pretende passar as férias fora não pode deixar de lado as precauções em relação à saúde. Se os planos incluem conhecer outros países, principalmente na Europa ou África, alguns cuidados com a imunização são essenciais.

 De acordo com a infectologista Raquel Muarrek Garcia (CRM SP-83161), do Hospital e Maternidade São Luiz, uma das partes mais importantes do planejamento da viagem é se informar sobre as vacinas exigidas em cada lugar. “Quem não está totalmente imunizado corre grandes riscos de contrair doenças locais. Entre as principais estão febre amarela, sarampo, meningite e hepatite A”, alerta.

A vacinação não depende apenas do destino do viajante. Também influem características pessoais do turista, como idade, sexo, vacinações prévias, estado de saúde atual, alergias a medicamentos, gravidez, imunodeficiência e até mesmo sua profissão. O tempo de permanência em outro país e as pretensões do turista também são fatores relevantes. “Não são recomendadas as mesmas vacinas a um viajante ‘mochileiro’ e a um turista que já tem um pacote fechado, com hotel reservado, por exemplo”, explica a infectologista.

Geralmente, as vacinas não têm efeito imediato no organismo e precisam de um tempo variável para que o sistema imunológico do viajante desenvolva níveis protetores adequados. O ideal é que sejam aplicadas de quatro a seis semanas antes da data de embarque. Para quem vai conhecer áreas endêmicas, como Quênia, Moçambique e Tanzânia, deve se proteger contra febre amarela cerca de 10 dias antes da viagem, e contra malária até 24h antes. Além dos cuidados com a imunização, o turista também deve ficar atento à alimentação e higienização das mãos.

Segundo a Dra. Raquel, é importante beber apenas água filtrada, fervida ou engarrafada e evitar ingerir alimentos crus. No caso das frutas e legumes, é ideal se certificar de que os itens estejam limpos e bem lavados. O álcool em gel também é uma medida simples e prática que pode ser aplicada em qualquer lugar do mundo.

 Estão presentes, nos aeroportos de todo o país, os Centros de Orientação para a Saúde dos Viajantes, mantidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que podem ser procurados em até 15 dias antes da viagem. Existem restrições para quem está imunizado há menos de 10 dias, por isso, para que a viagem seja tranquila, é necessária máxima atenção com os prazos em relação à data de embarque.

Nenhum comentário: