Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Queda dos cabelos: o emocional também conta

Quem inventou a expressão “arrancar os cabelos de tanto nervosismo” estava com uma certa razão: além dos fatores genéticos e hormonais, situações de estresse e tensão contribuem para a queda dos cabelos de homens e mulheres.

 Alguns dos principais motivos nas mulheres são relacionados ao pós-parto. Segundo a dermatologista do Hospital Assunção, durante os nove meses há um aumento dos hormônios femininos e redução dos masculinos. “Após o nascimento do bebê, as taxas hormonais voltam ao normal, ocasionando a queda excessiva dos cabelos”.

Outros motivos que não podem ser desconsiderados são os mais simples, como a quebra dos fios, ocasionado normalmente por ficar muito tempo preso, pelo uso abusivo de tinturas ou escovas progressivas e definitivas.

Já nos homens, a principal causa da alopecia, nome científico, é genética, conhecida como calvície. Como a produção de testosterona é maior no público masculino, quando o hormônio atinge a raiz dos cabelos, sofre uma ação em excesso de uma enzima, que produz substâncias que podem diminuir ou matar as células responsáveis pela multiplicação.

Segundo a especialista, em média, perdemos cerca de 100 fios por dia, mas quando a queda é superior a esse número, é necessário ficar atento à quantidade ou se persistir por mais de três meses. O tratamento é baseado em sanar a causa da queda, que pode ser a reposição de ferro, em caso de deficiência, ou procedimentos tópicos, com a finalidade de estimular o nascimento dos fios.

Nenhum comentário: