Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 30 de maio de 2014

Na semana do Dia Mundial Sem Tabaco, conheça os danos que o cigarro pode causar às grávidas e aos bebês

"Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar em poucos minutos os batimentos cardíacos do feto. Isto revela quão rápido a nicotina e outras substâncias do tabagismo atingem o bebê”, afirma Dr. Renato Abelha, pneumologista do Hospital Rios D’Or.

As grávidas que fumam podem ter uma série de complicações. As mais frequentes são: abortos espontâneos, nascimento prematuro, bebês com baixo peso, mortes fetais, problemas com a placenta e episódios de hemorragia.

O especialista ressalta ainda que os problemas continuam mesmo após o parto. A nicotina passa pelo leite materno e é absorvida belo bebê durante a amamentação.



Os males do tabaco

Quem fuma tem 20 vezes mais risco de contrair câncer de pulmão do que quem não fuma. O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e este é a primeira causa de morte por câncer em nosso país. Das 4.000 substâncias tóxicas existentes no cigarro, mais de 40 são cancerígenas.

Os derivados do tabaco não atingem apenas o pulmão, mas também causam câncer de boca, faringe, esôfago, pâncreas, mama, além de doenças cardiovasculares como infarto, angina e Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias obstrutivas (DPOC).

Segundo o Dr. Renato, fumar vicia até mais do que as drogas ilícitas. “Como é amplamente permitido e, muitas vezes incentivado, o ato de fumar se torna hábito e, para muitos, o cigarro é ignorado como causador de dependência.”

Entretanto, quem decide parar de fumar percebe o vício nos momentos de “fissura”.  Por este motivo, “a terapia comportamental cognitiva, ou seja, o conjunto de atitudes, informações, entendimentos a respeito da sua dependência e como contorná-la - se mostra como intervenção fundamental”, explica.

Em casos com grau elevado de dependência química à nicotina, é necessário o uso de intervenção medicamentosa. São remédios de “primeira linha”, por exemplo, a bupropiona e a vareniclina.



#diamundialsemtabaco #rededor #RiosDOr

Nenhum comentário: