Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 26 de junho de 2014

Você sabe quais são os tipos de diabetes?



Hoje é o Dia Nacional do Diabetes, síndrome metabólica que afeta cerca de 6,9% da população adulta no Brasil*.

O diabetes caracteriza-se pela falta de insulina ou pela incapacidade deste hormônio produzido no pâncreas de exercer adequadamente suas funções. Estes “desvios” culminam na hiperglicemia, o excesso de açúcar no sangue.

Antigamente conhecido como diabetes juvenil, o diabetes tipo 1 costuma atingir crianças e jovens, que se tornam insulinodependentes para o resto da vida. De acordo com o Dr. Izidoro Flumignan, endocrinologista do Hospital Quinta D’Or, “ele já vem escrito na genética. Seus sintomas são muito evidentes, pois há emagrecimento, muita sede, fome e vontade constante de urinar. E ainda não há como preveni-lo.”

“A causa principal causa do diabetes tipo 2 é a obesidade, associada à pré-disposição genética para a síndrome. Portanto, para evitar este tipo de diabetes é muito importante prevenir a obesidade. Diferentemente do tipo 1, o tipo 2 não costuma ter sintomas e o diagnóstico é pela dosagem da glicose no exame de sangue”, explica Flumignan.

Além do tipo 1 e tipo 2, há também o diabetes gestacional, que pode trazer complicações para a gravidez. “É comum que a mulher que teve diabetes gestacional adquira diabetes tipo 2 no futuro”, afirma Dr. Izidoro.

Caso a pessoa tenha qualquer alteração dos níveis de glicose, o especialista recomenda que ela procure um médico para confirmar ou negar o diagnóstico. Se confirmada a suspeita, há diversos tipos de tratamento, que dependem do tipo e da fase evolutiva da síndrome.

Dr. Izidoro alerta que “considerando que 90% dos diabéticos brasileiros são do tipo 2, e destes, 80% são obesos, é fundamental emagrecer e praticar exercícios com acompanhamento médico.”


#rededor #QuintaDOr #diabetes #glicose

Fonte: * Pesquisa Vigitel 2013 do Ministério da Saúde

Nenhum comentário: