Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como agir em caso de queimaduras causadas por caravelas-portuguesas?

Na última semana, uma notícia foi amplamente divulgada na imprensa carioca: Manuela, de 1 ano e 7 meses foi queimada por uma caravela-portuguesa – animal semelhante à água-viva –, na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro.

A história foi relatada pela mãe da criança, Alessandra Veiga Martins, num post no Facebook que teve mais de 7.500 compartilhamentos. Na publicação (imagem e texto completo abaixo), Alessandra relata como a queimadura ocorreu e conta alguns detalhes do atendimento recebido no Hospital Copa D’Or.

Para esclarecer mais dúvidas sobre o evento que assustou muitos cariocas, entrevistamos a Dra. Cleyde Vanzillotta, coordenadora médica da Pediatria do Hospital Copa D’Or, sobre como proceder em situação semelhante à que ocorreu com a pequena Manuela. 

Blog Espaço Saúde da Mulher - Qual o primeiro procedimento no caso de um ataque de uma caravela portuguesa? Deve-se retirar os tentáculos do animal da vítima ou manuseá-los é mais perigoso?

Dra. Cleyde Vanzillotta - O melhor a fazer é manter o animal e a pessoa acometida dentro do mar e tentar retirar os tentáculos. Fora da água, esta tentativa pode ser mais difícil e prejudicial e a pessoa que manipulará o animal também estará exposta à queimadura. A imersão na água do mar facilita a retirada, pois os tentáculos permanecem boiando.

Blog Espaço Saúde da Mulher - Quais são os primeiros socorros para uma vítima de queimadura por uma caravela portuguesa?

Dra. Cleyde Vanzillotta – A vítima deve manter a calma, procurar rapidamente uma unidade de saúde com atendimento de emergência e fornecer as explicações sobre o acidente. É muito importante relatar o aspecto do animal, pois a queimadura por caravela-portuguesa possui um tratamento específico.
É importante ressaltar que não se deve lavar o local com água doce, pois ela aumenta a liberação de toxinas. O recomendado é fazer compressas de ácido acético (substância contida no vinagre comum) no local da queimadura, uma vez que este ácido inativa a toxina do animal.

Blog Espaço Saúde da Mulher – Quais são os perigos das toxinas liberadas pelas caravelas-portuguesas no organismo humano?

Dra. Cleyde Vanzillotta – Além dos sintomas locais causados pela queimadura, como dor intensa, queimação e hiperemia (aumento da quantidade de sangue num determinado tecido ou zona do organismo), que podem persistir por até 24 horas, a toxina pode causar também sintomas sistêmicos como náuseas e vômitos, contratura muscular, hipotermia e cãibras. Nos casos mais graves, pode ocorrer insuficiência respiratória e choque anafilático, com risco de morte.

Blog Espaço Saúde da Mulher - Como é a recuperação de uma pessoa queimada por este animal?

Dra. Cleyde Vanzillotta – As orientações médicas do primeiro atendimento devem ser seguidas à risca.  Porém, de um modo geral, analgesia e cuidados locais são fundamentais para a recuperação do paciente.


Íntegra do post de Alessandra Veiga Martins no Facebook


ALERTA: PERIGO NO BAIXO BB/ LEBLON

(Isso pode acontecer com você ou algum conhecido, e desconhecemos o procedimento de emergência!)

16/01/2015, Leblon em frente à Rua Venâncio Flores:

Fim de tarde ensolarada no Rio, todos se refrescando na praia, momento de lazer, férias com as crianças....minha filha de 1 ano e 7 meses vai a beira d’água com o pai, de mãos dadas, para curtir a espuminha da onda....gargalhava de felicidade!!!..... mas eis que subitamente começou a chorar e gritar, e ao baixar a espuma, foi possível avistar aquele bicho horrível com seus tentáculos agarrados às pernas da minha filha, e no desespero, ali mesmo ,o pai, com a própria mão, começou a puxar aqueles tentáculos arroxeados de aproximadamente 80cm de extensão, que pareciam grampeados nas pernas da nossa filhinha. Angustiado com os gritos de dor e desespero da criança, ele saiu da praia, com o que pode pegar na pressa e sem camisa mesmo se dirigiu ao Hospital Copa D’or, onde me encontrei com eles, pois estava em outro local. E graças a Deus e a presteza da equipe médica da Pediatria do referido Hospital, que seguiu todas as orientações do Centro de Intoxicações do RJ-UFF/ HUAP (teve enfermeira pegando vinagre no Bar em frente!), apesar do enorme risco de Choque anafilático e outras graves consequências, como queimaduras semelhantes às de ácido, que podem ser causadas pela intoxicação do veneno da Caravela, minha filha hoje, ainda em observação, medicada e sendo monitorada pelo Centro de Intoxicação do RJ, passa bem, e provavelmente não ficará sequelas. (Ela teve 50% do corpo afetado pelo animal)
E sabem porquê????
Porque no instinto, ajuda divina e profissionais competentes, cada passo foi seguido como manda o manual de picadas por bichos peçonhentos (FUNASA) e qualquer erro, poderia ser FATAL ou de GRAVES consequências!!!!

COMO TRATAR QUEIMADURAS POR CARAVELAS PORTUGUESAS E AGUA VIVA:

1) JAMAIS, NUNCA, LAVE COM ÁGUA DOCE (a liberação do veneno se agrava)
2) RETIRE OS TENTÁCULOS OU O ANIMAL EM CONTATO COM A ÁGUA DO MAR (fora do seu habitat eles liberam mais toxinas)
3) LAVE TODOS OS PONTOS AFETADOS APENAS COM VINAGRE(nada mais!)SE POSSÍVEL FAÇA COMPRESSAS E MANTENHA POR NO MÍNIMO 30 MINS (minha filha permaneceu por 1 hora assim)
4) LEVE AO PRONTO SOCORRO MAIS PRÓXIMO PARA QUE OS PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES SEJAM REALIZADOS, COMO A ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS PARA ANALGESIA, CONTRA REAÇÕES ALÉRGICAS RESPIRATÓRIAS E CUTÂNEAS, FEBRE, E HIDRATAÇÃO POR SORO.
5) ISSO SALVOU A VIDA DA MINHA FILHA E PODERÁ SALVAR A DO SEU FILHO TAMBÉM!!!

OBS: Mesmo morto ou um pedaço do tentáculo, é perigoso e libera toxina do mesmo jeito. Portanto, ao avistar esta espécie, chame imediatamente um Bombeiro Salva Vidas.


#RedeDOr #CopaDOr #queimadura

Nenhum comentário: