Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 11 de março de 2015

Desvendamos a “fase das mordidas” em apenas 8 respostas!

O site "Mamãe do Ano" publicou uma reportagem muito bacana sobre a "fase das mordidas" das crianças. Abaixo, segue um trecho da matéria.


Quem já sofreu com os dentinhos do filho cravados na própria pele, no irmãozinho ou do amiguinho da escola sabe o quanto a tal “fase das mordidas” é complicada.

E se em algum momento pensou que estava acontecendo apenas com você, enganou-se! Ela existe, sim! Faz parte da chamada “Fase Oral”, que é bastante evidente e importante para o desenvolvimento da criança. “É nessa época que eles descobrem a própria boca, a língua, os lábios e, claro, os dentinhos. É aquele período que tudo vai à boca, por isso o cuidado com pequenos objetos deve ser redobrado”, explica a Dra. Cleyde Vanzillotta, coordenadora de pediatria do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro.

Na conversa com a especialista, desvendamos essa fase em apenas 8 perguntas que você sempre quis saber as respostas.

Confira!

1 – Por que elas mordem?

É preciso entender que a mordida é uma forma de expressão, assim como pode ser um tapa, um puxão de cabelo… Então, se a criança é repreendida, a maneira que ela encontra de mostrar que não gostou daquilo é morder. Se o amiguinho pegou o brinquedo, ou o irmão não o deixou brincar, lá vem a morda novamente.

Outra possibilidade muito comum é a de morder para chamar a atenção para si, seja quando a mamãe está entretida em outra atividade ou quando o papai chega do trabalho, por exemplo. Os pequenos querem brincar! Querem atenção, só não sabem exatamente como dizer isso!

2 – Onde meu filho aprendeu isso?

Um pouco é da natureza, outro tanto é exemplo. Nesse caso, crianças mais velhas na escola, irmãos ou presenciar “brincadeiras de mordidinhas” costumam ser os principais espelhos dos bebês.

3 – Mas elas também mordem de alegria, não?

É… Não é exatamente a melhor forma de demonstrar alegria ou excitação, né? Mas pode acontecer, sim. Especialmente por que não é incomum que os pais brinquem de dar mordidinhas no filho, sem maldade, claro! Ou então que o pequeno ouça da titia coisas do tipo “Vou morder suas bochechas, hein?” ou “Vou aí morder essa barriguinha!”, sempre em tom de alegria e brincadeira. Essa informação acaba ficando armazenada no inconsciente da criança e ela ainda não tem controle sobre a força que vai colocar nos dentinhos, não é mesmo?

4 – O que eu faço?

Mantenha a calma e converse! Ele pode ainda não ter uma fala perfeita, mas a comunicação entre vocês já está estabelecida e ele entende tudo o que vocês está dizendo. Então, diga que dessa forma você não o entende. Mostre que machucou e diga: “Você pode me dizer o que quer. Estou aqui para te ouvir…”. Faça-o entender que existem outras formas de se expressar e estimule-o a isso, mas sem castigos ou broncas. Lembre-se que ele não fez por maldade e não precisa ser castigado por isso.

Para ler a reportagem completa, acesse: http://scup.it/858m

#RedeDOr #CopaDOr #mordida

Nenhum comentário: