Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 9 de junho de 2015

Cuidados básicos para manter a saúde em dia


Hábitos simples do cotidiano como lavar as mãos e não andar descalço, por exemplo, são comportamentos praticados desde criança que entram no “modo automático” no decorrer da vida. Mas nem sempre essas atitudes são obedecidas a rigor e, muitas vezes, geram transtornos que poderiam ser evitados facilmente.

Dra. Gabrielle Rezende, clínica geral do Hospital Santa Luzia, em Brasília, alerta sobre a importância de manter a higiene cotidiana atualizada. “Além de ser a manutenção da saúde, ajuda bastante na prevenção de várias doenças”, destaca a especialista.

Confira abaixo cinco dicas simples elencadas pela médica:

1. Lave as mãos
“É um hábito que nem sempre é levado a sério da maneira que deveria. O mais comum é lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, mas é importante lembrar que isso deve ser feito após o contato com dinheiro, depois de usar o transporte público e sempre que que necessário. Assim, podemos evitar desenvolvimento de viroses e de doenças pegas por meio de vírus” esclarece a especialista.

2. Evite usar roupas molhadas
“Quem toma banho de piscina, geralmente permanece com a roupa de banho durante horas. Isto é um grande facilitador para o avanço de doenças de pele, além de aumentar o risco de micose, altera a flora bacteriana e ajuda no surgimento de doenças ginecológicas” alerta Dra. Gabrielle Rezende.

3. Use toalhas individuais
“Mesmo em famílias grandes, é fundamental cada indivíduo ter a sua própria toalha de banho. Quando este item é compartilhado, se um membro do grupo contrair micose, a chance da patologia infectar outras pessoas é considerável. Em toalhas de rosto o risco é menor, pois mantém contato apenas com mãos que acabaram de ser lavadas e o rosto. Mesmo assim, é recomendado deixá-las sempre secar ao sol” afirma a médica.

4. Evite andar descalço
“Além de correr o risco de se cortar, pés com rachadura ou com lesões podem desenvolver infecção por bactéria, micoses e parasitas. Esta indicação serve principalmente se o indivíduo tem a prática de andar descalço em locais sujos. O mesmo serve para quem não lava os chinelos com frequência”, explica.

5. Durma cedo
“O ideal é dormir no mínimo seis horas por dia. Esta quantidade serve para melhorar concentração e rendimento cotidiano, além de amenizar o estresse. Quem não dorme bem e entra em contato com alguém infectado com o vírus da gripe, por exemplo, tem maiores chances de desenvolver a doença”, conclui a clínica geral.


#RedeDOr #HospitalSantaLuzia

Nenhum comentário: