Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 14 de julho de 2015

Dor de ouvido pode ser causada por problema na mandíbula



Otorrinolaringologista esclarece que, para se prevenir deste problema, é preciso estar atento a saúde bucal

Só quem sente dor no ouvido sabe o quão irritante pode ser este incômodo. Além do desconforto, os principais sintomas deste problema são vertigem, fortes dores de cabeça, febre, inchaço ao redor do ouvido e perda de apetite.  Mas tenha atenção! O foco do desconforto pode ter origem em um lugar muito mais incomum do que o próprio ouvido. Dr. Bruno Loredo, otorrinolaringologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, explica que estas dores podem ser causadas por uma disfunção na articulação responsável por dar movimento à mandíbula, a  temporomandibular (ATM).

“A dor de ouvido pode indicar também que a ATM sofreu algum tipo de desgaste e, por isso, não está funcionando adequadamente. Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para todos os lados possíveis”, esclarece o médico.

Para se prevenir deste problema, é preciso estar atento à saúde bucal. “O desgaste nos dentes é um fator de risco para o desenvolvimento de disfunção na ATM. Por isso, é recomendado consultar um dentista ao menos uma vez por ano. Este profissional pode avaliar se o paciente sofre de algum tipo de bruxismo (ranger dos dentes durante o sono) ou alteração na mordida”, ressalta.

O otorrinolaringologista acrescenta que há dois tipos de tratamento para as dores de ouvido causadas pelo desgaste na mandíbula. “Este tipo de problema pode ser amenizado com o uso de medicações ou com outros tratamentos clínicos. Em casos mais graves, a saída é submeter o paciente a tratamentos cirúrgicos para limpar a região da articulação, REPOSICIONAR TECIDOS ou implantar uma prótese na articulação”, conclui Dr. Bruno Loredo.

Nenhum comentário: