Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 24 de março de 2016

Câimbras podem ser sintomas de má circulação

As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que geralmente duram segundos e estão, na maioria dos casos, associadas a pratica de exercícios físicos intensos, mas podem também indicar problemas circulatórios se elas tornam-se freqüentes. O mal pode afetar pessoas de diversas idades.



A panturilha é a região afetada quando a câimbra é relacionada aos problemas de circulação. Geralmente esta associada a sensação de peso,cansaço e inchaço e muitas vezes há a mudança da coloração da pele. Para as pessoas que já possuem o problema é importante que se faça um acompanhamento médico e se evite a obesidade, tabagismo, sedentarismo, hipertensão e o diabetes.

A má circulação é causada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, gerando esses sintomas. É comum, especialmente em pessoas com excesso de peso. O excesso de peso, dentre outras alterações, aumenta o trabalho cardíaco e necessita um maior volume sanguíneo. Se o indivíduo já tem um padrão genético de predisposição às varizes ou a problemas circulatórios, isso pode contribuir para o agravamento do quadro clínico.

Em casos de obesidade moderada a grave pode ocorrer limitação da mobilidade e promover o desgaste precoce das articulações, particularmente dos joelhos. Conseqüentemente isso leva ao comprometimento da atividade física e à diminuição do retorno venoso.

Por: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular. Membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro e responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos hospitais Badin, Israelita e Norte D’Or.

Nenhum comentário: