Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 17 de março de 2016

Inchaço da gravidez

O inchaço durante a gravidez é provocado por mudanças hormonais que ocasionam um aumento na quantidade de líquidos e de sangue no corpo e devido à pressão feita pelo útero nos vãos linfáticos da região pélvica. Esse inchaço pode afetar as mulheres, porque durante a gestação a produção de progesterona é aumentada e não podemos esquecer que algumas mulheres possuem o sistema linfático mais lento, com dificuldades de drenar o líquido que se acumula no corpo.



É importante ressaltar que apesar do inchaço ser comum, durante a gestação, deve-se estar alerta a outros sintomas ligados ao inchaço e que devem ser vistos pelo ginecologista, pois pode indicar complicações. Um dos mais importantes é o aumento da pressão arterial ou perda de proteínas pela urina. Neste caso, os sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia, doença específica da gravidez que provoca parto prematuro e traz riscos para a mãe e o bebê.

Para aliviar os incômodos da retenção de liquido e ajudar na circulação, as mulheres devem fazer uso de meias elásticas que melhoram a circulação, diminuindo o acúmulo de água nas pernas e pés. Outro ponto importante é o cuidado com a alimentação, evitando o uso abusivo do sal e de alimentos ricos em sódio. A massagem é uma aliada importante da gestante. Quando aplicada de maneira correta, ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço. Porém nada deve ser feito sem orientação médica. Deitar e colocar as pernas pra cima, também é muito indicado no final de um dia, solução antiga, mas prática.

O inchaço ocorre progressivamente ao longo do dia, intensificando-se no final da tarde e no começo da noite. Ele acontece principalmente nas pernas e pés, mas há outros locais do corpo que também podem apresentar inchaço como as mãos, rosto e nariz.

Quanto maior o peso, maior a retenção de líquidos. O inchaço é maior a partir do sétimo mês de gravidez, mas pode acontecer antes dependendo da gestante. Se ela tem uma vida mais sedentária, se ganhou muito peso e se faz erradamente uma alimentação rica em sódio as chances de ter inchaço aumentam.

No verão, as temperaturas mais altas propiciam uma maior retenção de líquidos. A gestante deve evitar a exposição exagerada ao calor, beber bastante líquido e assim que possível deitar e colocar as pernas para cima para facilitar o retorno venoso.

Por: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Nenhum comentário: