Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 10 de maio de 2016

5,4 milhões de brasileiros são acometidos por hérnia de disco

Cirurgia só é necessária em 10% dos casos, de acordo com especialista

Lombalgia é o nome científico dado às dores nas costas comuns que acometem pessoas no dia-a-dia. Não é uma doença propriamente dita, mas tira a paz de qualquer um e dificulta a locomoção de quem geralmente sofre com isto. De acordo com o neurocirurgião de coluna do Hospital Santa Luzia, em Brasília, Dr. Márcio Vinhal, o problema é justamente a evolução da lombalgia, mais conhecida como hérnia de disco que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, acomete 5,4 milhões de brasileiros.



Dr. Márcio Vinhal, explica que a lombalgia precisa ser levada muito a sério logo nos estágios iniciais. “Uma das causas mais genéricas é por grandes esforções físicos, que fazem uma compressão na coluna e geram a dor. Esse esforço feito repetidamente pode gerar a hérnia num futuro próximo”, alerta.

Quando a hérnia já está instalada, os sintomas mais comuns são dores locais, podendo ser irradiadas para outras partes do corpo. “Se a hérnia é na coluna cervical, por exemplo, as dores podem ir para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia é lombar, as dores vão para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros”, afirma e acrescenta que nos casos mais graves da hérnia lombar, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

Dr. Vinhal também comenta que em 90% dos casos de hérnia, não é necessário a cirurgia. De acordo com ele, existem dois tipos tratamentos: o conservador realizado com anti-inflamatório, fisioterapia, e anestésicos, e outro feito com uma espécie de pequena cirurgia por meio de microscópio ou endoscopia da coluna. “Na maioria dos casos, a hérnia não volta. Se fatalmente a dor retorna, o paciente precisa ir ao consultório médico novamente. Neste caso, o problema pode ser fragilidade ligamentar, desgaste prematuro dos discos e até algum fator genético”, esclarece.

Causas comuns

Um caso bem comum do desenvolvimento da hérnia de disco são os exercícios de alto impacto, como por exemplo a musculação do tipo CrossFit. Dr. Vinhal comenta que essas atividades devem ser retiradas da rotina de quem possui o problema e alterar para outras com menos carga na coluna. “Exercícios com muito peso, feitos sem orientações ou de muito impacto pioram as dores e evoluem o quadro da lombalgia que podem tornar-se crônicos”, justifica. “Pacientes que suspeitam ter este tipo de patologia precisam buscar um auxílio médico o quanto antes para orientação quanto ao exercício e tratamento específico”, finaliza.

Nenhum comentário: