Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 19 de maio de 2016

Gestação: cuidados com as mudanças físicas e hormonais

A gestação é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Com as mudanças hormonais ocasionadas pelo momento, existem as mudanças físicas. Para aquelas mulheres que já apresentam históricos de problemas circulatórios, é um período de cuidados redobrados. Diversos fatores, incluindo histórico familiar e obesidade, contribuem para a formação das varizes neste período.

Mas por que ocorrem as varizes na gestação? Elas surgem ou ficam mais acentuadas devido à pressão do útero em crescimento sobre as veias pélvicas e a veia cava inferior (uma grande veia da parte direita do corpo que recebe sangue dos membros inferiores e de boa parte dos órgãos pélvicos e abdominais). Com o desenvolvimento da gestação e aumento do peso do bebê essa pressão aumenta ainda mais. Os níveis de progesterona também influenciam. A elevação desse hormônio provoca o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos.

Se não dá para evitar as varizes para quem já tem propensão, pode-se minimizar o problema com algumas condutas no dia a dia. O exercício físico é super importante. Uma caminhada leve já traz um beneficio enorme para a circulação sanguínea. Não ganhar muito peso, fazer uso de meias elásticas e sempre a noite quando chegar em casa elevar as pernas. Isso alivia a pressão do útero contra a veia, diminuindo assim a pressão nas extremidades inferiores.



O uso de meias elásticas é importantíssimo, principalmente no final da gestação. É importante colocar as meias ao acordar. Caso a gestante tenha um problema de varizes mais grave, o médico poderá indicar meias elásticas de maior compressão. Não fique de pé por períodos prolongados.

Essas ações também são importantes para o combate ao inchaço, que também é um problema comum na gravidez. Ele também é provocado por mudanças hormonais. Vale ressaltar que apesar do inchaço ser comum, durante a gestação, deve-se estar alerta a outros sintomas ligados ao inchaço e que devem ser vistos pelo ginecologista, pois pode indicar complicações. Um dos mais importantes é o aumento da pressão arterial ou perda de proteínas pela urina. Neste caso, os sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia, doença específica da gravidez que provoca parto prematuro e traz riscos para a mãe e o bebê.

Por: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Responsável pelo setor de cirurgia vascular e endovascular dos Hospitais Badim, Israelita e Norte D’Or.

Nenhum comentário: