Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 26 de junho de 2017

Coração saudável é sinônimo de pressão arterial controlada

Dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, um dos mais importantes é a pressão alta – a hipertensão. A boa notícia é que você pode tomar medidas para proteger e melhorar sua saúde cardíaca, adotando alguns hábitos saudáveis!


Conteúdo faz parte da campanha "Coração Perfeito" realizado pela Medicina do Trabalho Corporativa da Rede D'Or São Luiz

A Pressão Arterial é a pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos. O sangue circula pelo corpo humano graças ao efeito impulsor do coração, que atua como se fosse uma bomba.

Quando a pressão aumenta nesses vasos, sem tratamento, pode levar ao Infarto agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE), Lesão Renal Aguda (LRA), entre outros.

Como a pressão alta ou hipertensão não apresenta sintomas na maioria dos casos, a solução é prevenir e aferir a pressão periodicamente. Afinal os sintomas podem aparecer apenas em uma crise, quando há elevação brusca da pressão alta, com alterações como dor de cabeça, taquicardia e visão turva.

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da pressão. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão inicia-se a mudança do estilo de vida associado ou não a medicamentos

Mudanças nos hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e até mais momentos de lazer e relaxamento podem contribuir para um coração mais saudável. Confira algumas medidas de prevenção:

– Controle de peso
– Reduzir o sal
– Praticar atividade física regular
– Evitar o stress
– Abandonar o fumo
– Moderar o consumo de álcool
– Evitar alimentos gordurosos

Nenhum comentário: