Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 31 de julho de 2017

Arritmia Cardíaca: Fique atento ao ritmo da batida do seu coração

Considerada uma doença silenciosa e, por isso, perigosa, em casos graves as arritmias cardíacas podem levar à morte súbita

Quando o coração demonstra que está “fora do compasso” é sinal de que um cardiologista, ou mesmo um arritmólogo (cardiologista especialista em arritmia), deve ser procurado. Cansaço, palpitações, desmaios e tonturas, confusão mental, pressão baixa e dor no peito podem ser indícios de arritmia cardíaca. Algumas vezes pode não causar sintomas prévios, e a primeira apresentação ser a morte súbita. No Brasil, dados apontam que por ano ocorrem mais de 300 mil casos de morte súbita por doenças cardiovasculares, destes, 250 mil provocados por arritmias cardíacas.



Hipertensão, obesidade, tabagismo, sedentarismo e cardiopatias são os principais fatores de risco do desenvolvimento das arritmias cardíacas. A fibrilação atrial é um tipo de arritmia mais associada ao envelhecimento, acima dos 65 anos – aumentando 20% naqueles com mais de 80 anos. A tendência é que com maior expectativa de vida da população, os casos de arritmia cardíaca aumentem de 5 a 10% no país, nos próximos anos.

- As arritmias cardíacas são alterações elétricas que causam irregularidades no batimento cardíaco, sendo a mais frequente a fibrilação atrial, que pode ser sentida como um tremor no peito. Embora não seja fatal, pode eventualmente levar o indivíduo a ter um AVC (acidente vascular cerebral), além de outras complicações cardíacas. O alerta é que esta arritmia acomete cerca de 30% da população mundial, e pode ser diagnosticada precocemente e tratada, evitando complicações graves e incapacitantes como o AVC – relata Dra. Olga Ferreira de Souza, coordenadora do serviço de arritmia e eletrofisiologia da Rede D'Or São Luiz.

Pessoas idosas estão mais propensas a ter fibrilação atrial do que os jovens, no entanto, este cenário pode ser alterado devido a maus hábitos, como o consumo excessivo de álcool, o uso de drogas e estimulantes. A prática excessiva de exercício físico – sem prévia avaliação médica e acompanhamento profissional – também pode causar a arritmia cardíaca.

- É sempre indicado que as pessoas com mais de 35 anos, com histórico familiar de cardiopatia ou morte súbita, sejam submetidas a consultas regulares com cardiologista, principalmente, porque não são todas as pessoas que possuem fibrilação atrial que apresentam sintomas. Contudo, a prevenção é forte aliada para evitar complicações, sendo orientada a adoção de hábitos de vida saudáveis, como prática de esporte e dieta equilibrada, que iniciados ainda na infância diminui os riscos de problemas cardiovasculares precoces.

Autoexame do pulso – Para a medição dos batimentos cardíacos, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas orienta que seja feito o autoexame dos pulsos. A prática consiste em posicionar os dedos indicador e médio sobre a região do antebraço, onde existem impulsões que refletem os batimentos cardíacos. Conta-se o número de impulsões por 15 segundos e multiplica-se o valor por quatro: o resultado é a frequência cardíaca, ou seja, o número de batimentos por minuto (BPM). A normalidade dos batimentos cardíacos é considerada na variação de 60 a 100 batimentos por minuto, considerando as atividades cotidianas. No momento da prática de exercícios físicos, esta variação pode exceder os 100 BPM, e o mesmo ocorre nos períodos de repouso, que pode ficar abaixo de 60 BPM. O importante é observar se o pulso está regular – que é o normal, ou se apresenta falhas e a frequência muito rapidamente – que representa uma arritmia.

Centro de Arritmias Cardíacas – A Rede D’Or São Luiz dispõe de um serviço de excelência especializado no diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas e um centro de avaliação de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. Equipe especializada está à disposição para atender os pacientes com Estudo eletrofisiológico, Ablação com rádio frequência ou Crioablação e Dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis.

Nenhum comentário: