Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Atenção ao coração: Especialistas do Grupo Oncologia D’Or e Rede D’Or São Luiz recomendam cuidados durante o tratamento oncológico


No tratamento contra o câncer, o paciente precisa estar atento a diversos cuidados, como ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regularmente. Com a saúde do coração não poderia ser diferente. Especialistas recomendam uma atenção especial ao órgão, que pode sofrer acometimentos por conta de certos quimioterápicos, como aqueles à base de antraciclícos – bastante encontrados em medicamentos contra o câncer de mama, por exemplo.

O avanço da ciência oncológica contribuiu para uma maior sobrevida do paciente com câncer, mas também acabou comprometendo a saúde cardiovascular de quem lutava contra a doença. Isso fez com que oncologistas e cardiologistas se unissem para um melhor atendimento.



Segundo Gilberto Amorim, oncologista clínico do Grupo Oncologia D’Or, o papel do oncologista é avaliar adequadamente a necessidade de tratamento com quimioterapia à base de antraciclícos, se existem fatores de risco cardiovascular ou doenças cardíacas prévias como angina, infarto, dislipidemia, arritmias e hipertensão grave. “Havendo alternativas, é necessário indicar outros quimioterápicos. E, sempre que possível, solicitar exames básicos de avaliação como o ecocardiograma, por exemplo, e referir os casos para avaliação conjunta com o cardiologista”, afirma o oncologista.

Para Flávio Cure, cardiologista do Hospital CopaStar, da Rede D’Or São Luiz, a avaliação prévia do paciente oncológico é essencial para a evolução do tratamento. Entretanto, o especialista alerta que uma única visita não é o suficiente. “Uma consulta a cada dois meses é o ideal para manter a saúde do coração de quem precisará utilizar medicamentos à base de antraciclícos, por exemplo”, diz.

Para amenizar os efeitos desses medicamentos, o cardiologista explica que existem drogas capazes de evitar o problema. “O uso de beta bloqueadores e inibidores da enzima conversora da angiotensina, por exemplo, atenuam os efeitos cardiotóxicos de certos fármacos”.

Gilberto Amorim ainda lembra que a radioterapia também já chegou a ser uma preocupação. No entanto, ele explica que, com a evolução do tratamento, o cenário mudou.  “Com planejamentos modernos, além de bons equipamentos e equipe especializada, irradiar a mama – e cadeias de drenagem – é muito seguro para a saúde do coração do paciente”, finaliza.

Nenhum comentário: